Escrever com Fogo adiado para dia 26 de Abril
in
Início

Na segunda sessão de 2022, o festival de cinema documental Hádoc apresenta Escrever com Fogo, filme de Sushmit Ghosh e Rintu Thomas a exibir na terça-feira, 26 de Abril, pelas 21:30 horas, no Teatro Miguel Franco, em Leiria.

Inicialmente agendado para 19 de Abril, foi adiado uma semana, segundo a organização, por motivos de luto nacional relacionado com a morte da actriz Eunice Muñoz.

A Índia proibiu a discriminação baseada no sistema de castas em 1948, aquando da aprovação da sua constituição. No entanto, a hierarquização e consequente segregação social assente na estrutura de castas é uma realidade que ensombra a vida de milhares de milhões de indianos até aos dias de hoje.

Neste sistema, os dalit pertencem à casta mais baixa (em rigor, os dalit são um grupo “excluído” da estrutura de castas, que inclui os mais pobres dos pobres). Quando um grupo de mulheres dalit decide, armadas com telemóveis, transformar o seu jornal impresso numa plataforma digital, os desafios que se lhes colocam são gigantescos.

Num regime que se pauta igualmente pela hostilidade do patriarcado, o impacto do trabalho destas mulheres jornalistas é extraordinário. Escrever com Fogo é uma história de coragem e arrojo e uma apologia aos princípios éticos do jornalismo de investigação.

Foi também um dos filmes nomeados ao Óscar de melhor documentário em 2022.

Artigo original – Jornal de Leiria – Hádoc exibe documentário nomeado aos Óscares