Soundtrack to a Coup D’etat

Curta Metragem:  Na Floresta de Corina Ilić e Thomas Horat

21h30 | 08 de abril 

de de Johan Grimonprez
Soundtrack to a Coup d’Etat | 150 min. | Bélgica, França, Países Baixos | 2024 | m/12

Nomeado Melhor Documentário

Vencedor Prémio Especial do Júri

Vencedor Melhor Argumento

Vencedor Prémio do Público

Documentário que retrata o surgimento (e as consequências) de uma campanha no Congo para o país se separar dos colonizadores belgas. Com a música jazz americana como uma espécie de banda sonora, faz comparações com as lutas pelos direitos civis nos Estados Unidos, as batidas rítmicas e as letras que exprimem algumas das mesmas injustiças. Entre as músicas de jazz apresentadas estão as de personalidades como Nina Simone, Abbey Lincoln, Max Roach, Louis Armstrong e Dizzy Gillespie.
O filme retrata o presidente dos EUA, Dwight Eisenhower, como crítico do ativista congolês Patrice Lumumba, e a CIA como uma poderosa organização capaz de assassinar com o intuito de resolver problemas políticos no estrangeiro, como foi o do Congo, rico em urânio e outros minerais valiosos utilizados na eletrónica e afins, atraiu a atenção dos Estados Unidos e de outras potências mundiais.
Grimonprez afirma que os Estados Unidos usaram Louis Armstrong como embaixador do jazz para desviar a atenção do envolvimento dos EUA no Congo e para cultivar a admiração dos Congoleses. Armstrong não sabia, diz Grimonprez, que estava a ser enviado para o Congo como um “cavalo de Troia”.

Slide