hádoc 2020

 

O hádoc – Festival de Cinema Documental de Leiria, que a ecO – Associação Cultural de Leiria promove desde 2012, volta ainda a tempo de encerrar o ano 2020 com mais uma edição repleta de realidade.

Apesar da suspensão em abril da 9.ª edição, por força da atual pandemia, voltaremos em outubro e novembro, com uma seleção mais enxuta do que inicialmente previsto, mas com documentários premiados nos mais conceituados festivais mundiais e com a mesma vontade de sempre de mostrar um pouco mais do mundo que existe além das parangonas, das aberturas dos telejornais e dos clickbaits. Por força das circunstâncias, o formato será diferente do habitual , com o festival a iniciar-se no final de outubro e a estender-se por mais três dias de novembro, onde se inclui um domingo com duas sessões à tarde.

Como é habitual, abrimos as portas com um documentário musical e uma estreia nacional, desta vez com os sons do reggae, vindos diretamente das raízes da Jamaica. Será no dia 28 de outubro, no Teatro Miguel Franco, pelas 21h30.

Teremos ainda oportunidade de vos levar até à Síria, em mais um documentário premiadíssimo internacionalmente sobre o conflito na região; ao Peru, para uma luta inspiradora contra os Golias dos tempos modernos; aos Estados Unidos da América, para uma viagem bem-disposta à esfera muito peculiar do autismo; e fechamos com chave de ouro na Macedónia, para visitar um mundo que pertence cada vez mais ao passado, em mais um documentário nomeado aos Óscares deste ano, que arrecadou dezenas de prémios e nomeações nos maiores festivais de cinema do globo.

Juntem toda a vossa ousadia e acompanhem-nos nesta viagem pelo cinema do real. Garantimos ausência de qualquer indiferença à saída de cada sessão que trazemos este ano a Leiria, para a 9.ª edição do hádoc.

Para transferir o PROGRAMA completo em pdf, clique na imagem em baixo.

 

Leave a Comment