Radiografia de uma Família
Radiografia de uma Família

19h30 | 18 de maio 

de Firouzeh Khosrovani
Radiograph of a Family | 82 min. | Noruega, Irão, Suíça | 2020 | m/16

A Utopia Americana de David Byrne

Hossein e Tayi são iranianos. Ele, um progressista secular que estuda radiografia em Genebra, conhece-a durante umas férias escolares em que regressa a Teerão. Ela, muçulmana tradicional e devota, acaba por se casar com uma fotografia dele, que, apaixonado, se vê, no entanto, impedido de se deslocar para a terra natal para cumprir com o casamento de forma presencial. Tayi
acaba por ir viver para a Suíça, ao lado do marido, durante um curto espaço de tempo, mas a vida ocidental e boémia que Hossein pratica vai contra os princípios religiosos da jovem conservadora. Após o nascimento da pequena Firouzeh, decidem regressar para o Irão, onde, lentamente, o tradicionalismo de Tayi acaba por vencer o liberalismo de Hossein.

Firouzeh Khosrovani é, simultaneamente, a filha daquele casal e a realizadora de “Radiograph of a Family”, que se estreou em Amesterdão, no International Documentary Film Festival of Amsterdam (IDFA), arrebatando o galardão de melhor longa-metragem. O seu mais recente filme, profundamente pessoal e biográfico, é, acima de tudo, a história de uma família que se vê transformada pela Revolução Islâmica.

Slide