O Agente Infiltrado
O Agente Infiltrado

19h30 | 22 de junho 

de Maite Alberdi
El Agente Topo | 91 min. | Chile | 2020 | m/12

A Utopia Americana de David Byrne

Esta história começa por um anúncio de jornal.
“Procura-se homem idoso. Reformado entre os 80 e 90 anos. Autónomo, saudável, discreto e competente na utilização de tecnologia. Para realizar investigação; com disponibilidade para viver fora de sua casa durante três meses.”
Sergio é um dos vários homens que respondem ao anúncio. Octogenário, bem parecido, procura acima de tudo algo que lhe ocupe o tempo e que lhe permita alhear-se, ainda que fugazmente, da pesada saudade da esposa, falecida há uns dolorosamente curtos quatro meses.
Rómulo é o experiente detetive privado responsável pela publicação do anúncio. Procura um “agente infiltrado”, que consiga introduzir no lar de São Francisco e, assim, obter informações privilegiadas que respondam à suspeita de maus tratos levantada por uma cliente, cuja mãe reside nesse mesmo lar. É em toada de film noir que prosseguimos, portanto.
À medida que Sergio prossegue periclitantemente na sua missão, o filme assume uma dimensão humana e pessoal que não terá escapado à realizadora e que se torna (magnificamente) no seu objeto central.

Slide