• 14 MARÇO 2017

    GIMME DANGER

    Desde o final dos anos 60, os The Stooges têm marcado o panorama musical mundial. Arrebatando o público com uma mistura de rock, blues, R&B e free jazz, a banda – na qual Iggy Pop começou a sua carreira – lançou as bases do punk e do rock alternativo. “Gimme Danger” narra a saga de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos e explica o contexto musical, cultural, político e histórico do seu surgimento.

    mais info…

     

  • 4 ABRIL 2017

    A TEORIA SECRETA DO AMOR

    A Suécia é tipicamente retratada como uma sociedade perfeita, um modelo a seguir e um símbolo das mais altas conquistas do progresso humano. “A Teoria Sueca do Amor” elabora sobre a verdadeira natureza do estilo de vida sueco, explora os buracos negros existenciais de uma sociedade que criou as pessoas mais autónomas do mundo, mas onde, também por isso, o contacto social é mínimo e cada vez mais pessoas morrem isoladas. Será uma vida livre de problemas uma vida feliz?

    mais info…

     




  • 18 ABRIL 2017

    SEM ESCONDERIJO

    “Sem Esconderijo” acompanha o enfermeiro Nori Sharif ao longo de 5 anos numa cidade do “triângulo da morte”, no centro do Iraque. Quando, em 2011, as tropas americanas e da coligação se retiram, Nori começa a filmar os sobreviventes, com esperança num futuro melhor. Mas os conflitos persistem entre as milícias iraquianas e a população foge, bem como a maior parte da equipa do hospital. Nori é um dos poucos que permanecem. Quando o ISIS avança e toma Jalawla, em 2014, Nori vê-se obrigado a fugir com a família e a virar a câmara para si.

    mais info…

     

  • 2 MAIO 2017

    O ÊXTASE DE WILKO JOHNSON

    O guitarrista dos míticos Dr. Feelgood, Wilko Johnson, recebe inesperadamente um diagnóstico de cancro do pâncreas incurável, restando-lhe apenas alguns meses de vida. As reflexões em torno da sua morte iminente levam-no a meditar sobre o poder transformador da mortalidade. Grava um álbum com Roger Daltrey em apenas oito dias e embarca numa série de concertos de despedida. Uma inspiradora e positiva abordagem ao fim da vida com uma notável mestria na manipulação de imagens de arquivo e música… e com um final inesperado.

    mais info…

     



  • 16 MAIO 2017

    O ÚLTIMO A RIR

    Pode uma tragédia com a dimensão do Holocausto ser tema de comédia? Ou, talvez mais importante ainda, não deveria ser? Comediantes como Mel Brooks, Sarah Silverman e Gilbert Gottfried expressam as suas próprias opiniões sobre os limites da comédia – pontos de vista testados face a reações de sobreviventes do Holocausto. Com um elenco de luxo, provocador e divertido, este documentário atreve-se a fazer perguntas desconfortáveis sobre quão livre é realmente a liberdade de expressão.

    mais info…

     

  • 6 JUNHO 2017

    DIA DA LIBERTAÇÃO

    Em agosto de 2015, a banda de culto que se autodefine como “engenheiros de almas humanas”, os LAIBACH, tornou-se o primeiro grupo de rock estrangeiro a apresentar-se na secretista Coreia do Norte. A ocasião (ou pretexto) foi o 70.º aniversário do Dia da Libertação, que marca o final do domínio colonial japonês, em 1945. Uma equipa de cinema letã e norueguesa obtém acesso inédito para acompanhar a controversa banda e o processo de organização do concerto histórico, no interior daquele que é frequentemente rotulado como o país mais isolado do mundo.

    mais info…

     




  • 23 JUNHO 2017

    FRÁGIL EQUILÍBRIO

    Três histórias humanas em três continentes focam questões globais que afetam a Humanidade enquanto espécie. Os três enredos (migrantes subsarianos a tentarem atravessar a fronteira de Melilla; executivos japoneses a braços com a depressão causada pelo mundo do trabalho empresarial; famílias espanholas expulsas de suas casas na sequência da crise económica) são articulados através das palavras de José Mujica, ex-Presidente do Uruguai, cujas ideias e reflexões formam o eixo central deste documentário filmado com uma rara beleza.

    mais info…


Download do PROGRAMA em pdf