SEM ESCONDERIJO

 
 
 
 
 
 
 

ESTREIA NACIONAL

 
 
4 abril 2017

SEM ESCONDERIJO

de Zaradasht Ahmed

Nowhere to Hide | 86’ | Noruega, Suécia | 2016 | m/16

“Sem Esconderijo” acompanha o enfermeiro Nori Sharif ao longo de 5 anos numa cidade do “triângulo da morte”, no centro do Iraque.

Quando, em 2011, as tropas americanas e da coligação se retiram, Nori começa a filmar os sobreviventes, com esperança num futuro melhor. Mas os conflitos persistem entre as milícias iraquianas e a população foge, bem como a maior parte da equipa do hospital. Nori é um dos poucos que permanecem.

Quando o ISIS avança e toma Jalawla, em 2014, Nori vê-se obrigado a fugir com a família e a virar a câmara para si…

 
 
É com grande entusiasmo e orgulho que o hádoc 2017 apresenta, em ESTREIA NACIONAL, “Sem Esconderijo“, de Zaradasht Ahmed.

Galardoado com o prémio “Best Feature-Length Documentary” no IDFA 2016, onde fez a estreia mundial (o International Documentary FilmFestival of Amsterdam é a maior montra do cinema documental na Europa e possivelmente uma das maiores do mundo), esta distinção diz muito do documentário que o hádoc exibe, no dia 18 de abril.

Filmado ao longo de 5 anos, na região ao sul de Bagdad a que os americanos chamaram “o triângulo da morte”, “Sem Esconderijo” é um documento essencial para ter um maior entendimento da complexa estrutura política e social que assola esta região do Médio Oriente, e as suas implicações nas vidas das populações locais.

Por vezes cru, mas sempre pertinente, “Sem Esconderijo” é também a história de Nori Sharif e da sua família, uma entre tantas famílias que, apesar do desejo de paz e normalidade, se veem arrastadas para uma incerteza diária, pelo turbilhão dos eventos. Nori é enfermeiro no hospital de Jalawla e é através da perspetiva deste homem iraquiano — as suas alegrias, os seus medos e sofrimento, as vitórias e as derrotas — que somos transportados, ao longo do filme, pelos diversos acontecimentos que marcam o período de 5 anos que o mesmo cobre: a saída das tropas americanas do território iraquiano, a escalada do conflito entre milícias iraquianas e a chegada do Daesh, o auto-intitulado Estado Islâmico.

Apesar de algumas imagens mais violentas (na realidade não muito diferentes daquelas com que somos bombardeados diariamente pelos meios de comunicação social), “Sem Esconderijo” é, sobretudo, um relato privilegiado do quotidiano e do esforço de sobrevivência das populações desta região do mundo, incrivelmente massacradas por uma sucessão de conflitos armados e disputas. Um relato humano que nos permite observar outra face da realidade que tantas vezes nos é entregue de forma artificial e “maquilhada” pelos média convencionais.

 

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