18 junho 2019

AMÉRICA

de Erick Stoll e Chase Whiteside

América| 76’ | EUA | 2018 | m/12

Três irmãos confrontam o abismo que separa os anseios da adolescência e as responsabilidades da vida adulta, quando são reunidos para cuidar da sua carismática avó de 93 anos de idade.

Diego é um jovem artista de circo que vive longe da família, numa paisagem insípida de estâncias e praias turísticas, e se vê obrigado a regressar subitamente. A sua avó, América, caiu da cama, levando o pai à prisão, sob acusações de negligência.

Diego vê poesia e propósito nesta tragédia. Ele acredita que América, apesar da sua imobilidade e demência, caiu propositadamente para reunir a família separada.

Mas, agora, os irmãos têm de enfrentar os grandes desafios de libertar o pai de um sistema judicial opaco e despojado de autoridade moral, e aprender a cuidar de alguém que poderá não compreender quem eles são.

Porém, o maior desafio poderá ser aprender a trabalhar em conjunto. Com o surgimento de confrontos devido a dinheiro e distribuição de tarefas, levantam-se questões difíceis: quem decide o futuro de América? E por quanto tempo irão eles suspender as suas vidas para cuidar dela?