14 maio 2019

OS ANJOS SÃO FEITOS DE LUZ

de James Longley

Angels Are Made of Light | 117’ | EUA, Dinamarca, Noruega | 2018 | m/12

“Se continuar a trabalhar, vou fracassar na escola. Se continuar a estudar, vou perder o meu emprego”. O filho de um mecânico de automóveis revela as incertezas com as quais se debate. Mas Rostam Sohrab, o mais velho de três irmãos que estudam na escola Daqiqi Balkhi, em Cabul, não é um caso único. No Afeganistão contemporâneo, todos lutam para entender como será o futuro – algo compreensível num país devastado pela guerra há décadas.

James Longley, cineasta nomeado aos Óscares, filmou este documentário durante vários anos e encontrou uma forma eficaz de explorar as divisões na sociedade e as preocupações coletivas. Escutamos os pensamentos de novos e velhos, homens e mulheres, enquanto a câmara percorre bairros arruinados e salas de aula frias. Existe, no entanto, esperança nesta mensagem, e um sentimento de otimismo que a atravessa.

Com base em lembranças e ambições pessoais, Os Anjos São Feitos de Luz mostra de onde o Afeganistão veio, onde se encontra hoje e para onde precisa ir. No meio da devastação e do medo, a educação e a religião são uma fonte de estabilidade, e os jovens, em particular, parecem ter a coragem de imaginar um novo futuro para si mesmos.