19 junho 2018

HUMAN FLOW – REFUGIADOS

de AiWeiwei

Human Flow | 140’ | Alemanha | 2017 | m/12

Mais de 65 milhões de pessoas em todo o mundo foram obrigadas a abandonar as suas casas para fugir à fome, às alterações climáticas e à guerra, no maior êxodo humano desde a Segunda Guerra Mundial.

“Human Flow – Refugiados”, uma viagem cinematográfica épica conduzida por Ai Weiwei, o artista mundialmente aclamado, dá-nos uma expressão visual poderosa desta migração humana em massa. O documentário elucida-nos acerca da escala assustadora da crise dos refugiados e o seu impacto humano profundamente pessoal.

Filmado ao longo de um ano em 23 países, o filme segue uma cadeia de histórias humanas urgentes que se estende por todo o globo, em países como o Afeganistão, o Bangladesh, a França, a Grécia, a Alemanha, o Iraque, Israel, Itália, o Quénia, o México e a Turquia. “Human Flow – Refugiados” é uma testemunha destas pessoas e da sua busca desesperada por segurança, abrigo e justiça, desde o bulício dos campos de refugiados às perigosas travessias marítimas e às fronteiras de arame farpado; dos deslocamentos e das desilusões à coragem, resistência e adaptação; do encanto melancólico das vidas que ficaram para trás ao potencial desconhecido do futuro.

“Human Flow – Refugiados” chega numa altura crucial, em que a tolerância, a compaixão e a confiança são, mais do que nunca, necessárias. Esta obra cinematográfica visceral é um tributo ao inquestionável espírito humano e coloca uma das questões que irão definir este século: conseguirá a nossa sociedade global emergir do medo, do isolamento e do egoísmo para escolher um caminho de abertura, liberdade e respeito pela humanidade?